Artigos

2021

  • Mendes, S. ; D'Affonseca, S. M. (2021). Abordando gênero por meio de educação sexual para crianças e adolescentes: um relato de experiência. Revista Eletrônica De Educação (São Carlos), v. 15, p. e3649016.
  • Soares, A. P. ; D'Affonseca, S. M. ; Brino, R. F. (2021) Trauma Craniano Violento (TCV): Relação entre Conhecimento de Pais, Potencial de Abuso Infantil e Status Socioeconômico Familiar. Psicologia: Teoria E Pesquisa (BRASÍLIA. ONLINE), v. 37, p. e37315.

 

2020

  • D'Affonseca, S. M.; Cabral, L.S.A. ; PAES, D. C. . (2020) Formação De Profissionais Para Prevenção De Violência Contra Pessoas Com Deficiência: Proposta De Ação. REVISTA DI, v. 1, 18-26.
  • Gianfelice, M. A., Pessoa, A. S. G., & Gomes, A. R. (2020). Expressões de resiliência oculta nas letras do grupo de rap Facção Central. Revista da SPAGESP, 21(1), 143-152.
  • Lima, M. ; D'Affonseca, S. M. (2020) Um Estudo Sobre Denúncias De Violência Registradas No Disque 100 - Pessoas Com Deficiência. Estudos E Pesquisas Em Psicologia (Online), V. 20, P. 3,
  • Manoel, D. F., Lordello, S. R., Souza, L., & Pessoa, A. S. G. (2020). Sexting e adolescência: a emergência de novos temas para a psicologia do desenvolvimento. Revista da SPAGESP, 21(1), 37-50.
  • Moreno, C. S. ; Duarte, G. M. ; D'Affonseca, S. M. (2020) A condição universitária e a vivencia parental. Psicologia Argumento (PUCPR. ONLINE), v. 38, p. 1-32.
  • Moretti, M. S., & Pessoa, A. S. G. (2020). Evaluation of the Effectiveness of a Training Program on Violence against Children and Adolescents. Revista Brasileira de Educação Médica, 44(4), 1-7
  • Penso, M. A. ; Gandolfo, M. I. ; Costa, L. F. ; Said, A.P. ; Williams, L.C. (2020) Abuso sexual infantil masculino: Sintomas, notificação e denúncia no restabelecimento da proteção. Psicologia Clinica (PUCRJ I mpresso), v. 35, p. e35428-e35428.
  • Pessoa, A. S. G., & Coimbra, R. M. (2020). Fatores de Risco no Contexto de Adolescentes Envolvidos no Tráfico de Drogas. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 20(1), 119-141.
  • Souza, N. D. F. H. C. D., Pessoa, A. S. G., & Liebenberg, L. (2020). How Can the Meanings Attributed to Work by Professionals Influence Families Living in Challenging Communities?. Child Care in Practice, 26(4), 431-444.
  • Valle, Jessica E. ; Williams, Lucia C. A. ; Stelko-Pereira, Ana C. (2020) Whole-school antibullying interventions: A systematic review of 20 years of publications. Psychology In The Schools , v. 1, p. 1-16.
  • Williams, L. C. A. ; Oliveira, R. P. S. ; Gama, V.D. ; D'Affonseca, S. M. (2020) Some challenges in child abuse prevention in a middle income country: The Brazilian Perspective. Child Abuse & Neglect , p. 104720.

2019

  • Cortez, P. A.; Williams, L.C.A.; Ambiel, R.A.M. ; PEREIRA, A.C.S (2019). Evidências de validade para a Escala de Vitimização entre Alunos (EVA). Revista Portuguesa de Educação, v. 32, p. 122-133.
  • D'Affonseca, S. M. (2019). Violência contra crianças e adolescentes com deficiência. REVISTA DI, v. 9, p. 7-11.
  • Goldfarb, D., Priolo-Filho, S., Sampana, J., Shestowsky, D., Wolpe, S., Williams, L. C. A., & Goodman, G. S. (2019). International comparison of family court professionals’ perceptions of parental alienation and child sexual abuse allegations. International Journal on Child Maltreatment: Research, Policy and Practice, 2(4), 323–341. https://doi.org/10.1007/s42448-019-00033-6
  • Pessoa, A. S. G., Harper, E., Santos, I. S., & Gracino, M. C. D. S. (2019). Using reflexive interviewing to foster deep understanding of research participants’ perspectives. International Journal of Qualitative Methods, 18, 1609406918825026.
  • Pessoa, A. S. G., Liebenberg, L., Bottrell, D., & Koller, S. H. (2019). Restructuring educational systems and promoting social justice for young people involved in drug trafficking in Brazil. Zeitschrift für Psychologie, 227, 139-143,
  • Pontes, L. B., Siqueira, A. C., & Williams, L. C. de A. (2019). A systematic literature review of the act raising safe kids parenting program. Journal of Child and Family Studies, 28(12), 3231–3244. https://doi.org/10.1007/s10826-019-01521-6
  • Priolo Filho, S. R., Padovani, R. da C., & Williams, L. C. de A. (2019). Jealousy and anxiety in male domestic abusers: A comparative study. Estudos de Psicologia (Campinas)36, e180026. https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180026
  • Priolo-Filho, S. R., & Williams, L. C. A. (2019). Child abuse as a predictor of alcohol consumption among brazilian university students. Journal of Interpersonal Violence34(2), 270–286. https://doi.org/10.1177/0886260516640775
  • Santos, I. S., & Pessoa, A. S. G. (2019). Fatores que Dificultam a Permanência de Estudantes com Deficiência no Ensino Superior. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 20(4), 430-439.
  • Soma, S. M. P., & Williams, L. C. de A. (2019). Specialized children’s picture book as a strategy of sexual abuse prevention. Psicologia - Teoria e Prática21(1). https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n1p186-203
  • Penso, M. A., Conceição, M. I. G., Costa, L. F., Said, A. P., & Williams, L. C. de A. (2019). Boy sexual victimization: Characteristics of family configuration and of the offender. Psicologia: Teoria e Pesquisa35, e35428. https://doi.org/10.1590/0102.3772e35428

2018

  • Albuquerque, P. P. de, & Williams, L. C. de A. (2018). “Minha pior experiência escolar”: Caracterização retrospectiva da vitimização de estudantes. Estudos de Psicologia23(2), 133–144. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20180014
  • Lopes, N. R. L., Górni, S. M., Mattar, V. O., & Williams, L. C. de A. (2018). Assessment of a brief intervention with parents to prevent shaken baby syndrome. Paidéia (Ribeirão Preto)28(0). https://doi.org/10.1590/1982-4327e2823
  • Lopes, N. R. L., & Williams, L. C. de A. (2018). Pediatric abusive head trauma prevention initiatives: A literature review. Trauma, Violence, & Abuse19(5), 555–566. https://doi.org/10.1177/1524838016675479
  • Maioli, F. L., Pessoa, A. S. G., Medeiros, J. K., Guimarães, D. A., & Muniz, H. K. M. (2018). Concepções de educadores de uma instituição de educação profissional técnica de nível médio sobre o conceito de violência. Boletim Técnico do Senac, 44(2), 1-25.
  • Oliveira, F. M. D. S., & Pessoa, A. S. G. (2018). A Educação do Caboclo Ribeirinho: Problematizações Acerca do Currículo Escolar e seus Desdobramentos nas Escolas Ribeirinhas. In Colloquium Humanarum, 15(4), 72-82.
  • Pessoa, A. S. G., Coimbra, R. M., Koller, S. H., & Ungar, M. (2018). Hidden Resilience in the Life of Adolescents with Involvement in Drug Trafficking. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 34, 1-19.
  • Pessoa, A. S. G., Liebenberg, L., da Fonseca, D. B., & Medeiros, J. K. (2018). Resilience and vulnerability for children residing in foster care: a qualitative study conducted in Brazil. Early Child Development and Care, 188, 1-14.
  • Pessoa, A. S. G., Coimbra, R. M., Murgo, C. S., Van Breda, A., & Baker, A. (2018). Resilience processes of Brazilian young people: Overcoming adversity through an arts program. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, 13(3), 1-17.
  • Pessoa, A. S. G., Coimbra, R. M., Koller, S. H., & Ungar, M. (2018). Resiliência oculta na vida de adolescentes com envolvimento no tráfico de drogas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 34, 1-9.
  • Priolo-Filho, S., Goldfarb, D., Shestowsky, D., Sampana, J., Williams, L. C. A., & Goodman, G. S. (2018). Judgments regarding parental alienation when parental hostility or child sexual abuse is alleged. Journal of Child Custody15(4), 302–329. https://doi.org/10.1080/15379418.2018.1544531
  • Trevizan, Z., & Pessoa, A. S. G. (2018). Psiquismo, linguagem e autismo: contribuições da semiótica nos contextos educativos. Educar em Revista, 34(71), 241-258.
    Valle, J. E., Stelko-Pereira, A. C., Peixoto, E. M., & Williams, L. C. de A. (2018). Influence of bullying and teacher-student relationship on school engagement: Analysis of an explanatory model. Estudos de Psicologia (Campinas)35(4), 411–420. https://doi.org/10.1590/1982-02752018000400008

2017

  • Albuquerque, P., & Williams, L. C. de A. (2019). Recordações de estudantes de suas piores experiências envolvendo professores. Psicologia Argumento35(89). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.35.89.AO05
  • Ormeno, G. R., Santini, P. M., & Williams, L. C. de A. (2018). Fatores de risco e proteção vivenciados por mães encarceradas ao longo da vida. Estudos e Pesquisas em Psicologia17(2), 514–534. https://doi.org/10.12957/epp.2017.37129
  • Santini, P. M., & Williams, L. C. A. (2017). A randomized controlled trial of an intervention program to Brazilian mothers who use corporal punishment. Child Abuse & Neglect71, 80–91. https://doi.org/10.1016/j.chiabu.2017.04.019
  • Soma, S. M. P., & Williams, L. C. A. (2017). Avaliação de livros infantis brasileiros sobre prevenção de abuso sexual baseada em critérios da literatura. Temas em Psicologia25(3), 1201–1212. https://doi.org/10.9788/TP2017.3-14Pt
  • Soma, S. M. P., & Williams, L. C. A. (2017). Evaluation of brazilian children’s picture books on sexual abuse prevention according to literature criteria. Temas em Psicologia25(3), 1213–1223. https://doi.org/10.9788/TP2017.3-14En

2016

  • D’Affonseca, S. M., Priolo Filho, S. R., & Williams, L. C. de A. (2016). Intervenção psicoterapêutica com famílias em situação de violência: Relato de atividade de extensão. REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA7(1), 43–49. https://doi.org/10.36661/2358-0399.2016v7i1.3062
  • Lopes, N. R. L., & Williams, L. C. de A. (2016). Avaliação do conhecimento sobre trauma craniano violento por pais brasileiros. Psicologia: Teoria e Pesquisa32(2). https://doi.org/10.1590/0102-3772e32223
  • Ormeno, G. R., Fogo, J. C., Santini, P. M., & Williams, L. C. A. (2016). Children of incarcerated women in brazil: Vulnerability and traumatic experiences in their lives. Journal of Latino/Latin American Studies8(2), 10–17. https://doi.org/10.18085/1549-9502-8.2.10
  • Ormeno, G. R. & D'Affonseca, S. M. (2016) O que sabemos sobre mulheres encarceradas: Analise de uma decada na literatura nacional. Tuiuti: Ciência e Cultura (Online), 53, 142-156.
  • Santini, P. M., & Williams, L. C. de A. (2016). Efeitos de procedimentos para maximizar o bem-estar e a competência parental em mulheres vitimizadas. Estudos de Psicologia (Campinas)33(4), 711–721. https://doi.org/10.1590/1982-02752016000400014
  • Santini, P. M., & Williams, L. C. (2016). Parenting programs to prevent corporal punishment: A systematic review. Paidéia (Ribeirão Preto)26(63), 121–129. https://doi.org/10.1590/1982-43272663201614
  • Santos, P. V. ; Santini, P. M. & Williams, L.C.A. (2016) Vivências sexuais de universitários vítimas de abuso sexual na infância. Tuiuti: Ciência e Cultura (Online), 53, 69-82.
  • Silva, J. A., & Williams, L. C. A. (2016). A case study with the act raising safe kids parenting program. Temas em Psicologia24(2), 757–769. https://doi.org/10.9788/TP2016.2-19En
  • Soma, S. M. P., Castro, M. S. B. L. de, Williams, L. C. de A., & Tannús, P. M. (2016). A alienação parental no brasil: Uma revisão das publicações científicas. Psicologia em Estudo21(3), 377. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v21i3.30146
  • Stelko-Pereira, A. C., & Williams, L. C. de A. (2015). Evaluation of a brazilian school violence prevention program(Violência nota zero). Pensamiento Psicológico14(1). https://doi.org/10.11144/Javerianacali.PPSI14-1.ebsv

2015

  • Albuquerque, P. P., & Williams, L. C. A. (2015). Homofobia na escola: Relatos de universitários sobre as piores experiências. Temas em Psicologia23(3), 663–676. https://doi.org/10.9788/TP2015.3-11
  • Albuquerque, P. P. de, & Williams, L. C. A. (2015). Impact of the worst school experiences in students: A retrospective study on trauma. Paidéia (Ribeirão Preto)25(62), 343–352. https://doi.org/10.1590/1982-43272562201508
  • Hackbarth, C., Williams, L. C. de A., & Lopes, N. R. L. (2015). Avaliação de capacitação para utilização do Protocolo NICHD em duas cidades brasileiras. Revista de Psicología24(1). https://doi.org/10.5354/0719-0581.2015.36916
  • Pegolo de Albuquerque, P., & Williams, L. C. de A. (2015). Predictor variables of ptsd symptoms in school victimization: A retrospective study with college students. Journal of Aggression, Maltreatment & Trauma24(10), 1067–1085. https://doi.org/10.1080/10926771.2015.1079281
  • Stelko-Pereira, A. C., Valle, J. E., & Williams, L. C. de A. (2015). School engagement scale: Analysis of psychometric characteristics. Revista Avaliação Psicológica14(2), 207–212. https://doi.org/10.15689/ap.2015.1402.05
  • Valle, J. E., Stelko-Pereira, A. C., Sá, L. G. C. de, & Williams, L. C. de A. (2015). Bullying, vitimização por funcionários e depressão: Relações com o engajamento emocional escolar. Psicologia Escolar e Educacional19(3), 463–473. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193872

2014

  • Albuquerque, P. P. de, & Williams, L. C. de A. (2014). Evidências de validade da escala “student alienation and trauma survey – r. Avaliação Psicológica13(1), 115–124.
  • Cavalcanti de Albuquerque, L., Magioni Santini, P., & Mazo D’Affonseca, S. (2014). The parceria project: A brazilian parenting program to mothers with a history of intimate parter violence. International Journal of Applied Psychology4(3), 101–107. https://doi.org/10.5923/j.ijap.20140403.04
  • Forlim, B. G., Stelko-Pereira, A. C., & Williams, L. C. de A. (2014). Relação entre bullying e sintomas depressivos em estudantes do ensino fundamental. Estudos de Psicologia (Campinas)31(3), 367–375. https://doi.org/10.1590/0103-166x2014000300005
  • Soma, S. M. P., & Williams, L. C. de A. (2014). Livros infantis para prevenção do abuso sexual infantil: Uma revisão da literatura. Temas em Psicologia, 353–361. https://doi.org/10.9788/TP2014.2-07
  • Stelko-Pereira, A. C.  & Williams, L. C. A. (2014). Ir à escola faz bem para a saúde?. Direcional Educador (Impresso), 114,  29-31.
  • Williams, L. C. de A., Hackbarth, C., Blefari, C. A., & Padilha, M. da G. S. (2014). Investigação de suspeita de abuso sexual infantojuvenil: O protocolo NICHD. Temas em Psicologia, 415–432. https://doi.org/10.9788/TP2014.2-12
  • Williams, L. C. A. (2014). Virginia woolf’s history of sexual victimization: A case study in light of current research. Psychology05(10), 1151–1164. https://doi.org/10.4236/psych.2014.510128

2013

  • Albuquerque, P. P. de, Williams, L. C. de A., & D’Affonseca, S. M. (2013). Efeitos tardios do bullying e transtorno de estresse pós-traumático: Uma revisão crítica. Psicologia: Teoria e Pesquisa29(1), 91–98. https://doi.org/10.1590/S0102-37722013000100011
  • Ana Carina Stelko-Pereira & Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. (2013). School violence association with income and neighborhood safety in brazil. Children, Youth and Environments23(1), 105. https://doi.org/10.7721/chilyoutenvi.23.1.0105
  • D’Affonseca, S. M., & Williams, L. C. de A. (2013). Metaparentagem: Uma nova possibilidade de avaliar a parentagem. Psicologia Em Estudo18(1), 83–92. https://doi.org/10.1590/S1413-73722013000100009
  • Foley, S., Kovács, Z., Rose, J., Lamb, R., Tolliday, F., Simons-Coghill, M., Stephens, A., Scheiber, D., Toma, A., Asbóth, K., Kassai, T., Agathonos, H., Lopes, N. R. L., Williams, L. C. A., Sahin, F., Tasar, A., & Sarten, T. (2013). International collaboration on prevention of shaken baby syndrome – an ongoing project/intervention. Paediatrics and International Child Health33(4), 233–238. https://doi.org/10.1179/2046905513Y.0000000093
  • Lopes, N. R. L., Eisenstein, E., & Williams, L. C. A. (2013). Abusive head trauma in children: A literature review. Jornal de Pediatria89(5), 426–433. https://doi.org/10.1016/j.jped.2013.01.011
  • Ormeño, G. R., Maia, J. M. D., & Williams, L. C. A. (2013). Crianças com pais ou mães encarcerados: Uma revisão da literatura. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente4(2), 141–161.
  • Patrian, A. C. de A., Rios, K. de S. A., & Williams, L. C. de A. (2013). Validade de critério do inventário de potencial para abuso infantil(Cap). Paidéia (Ribeirão Preto)23(54), 43–51. https://doi.org/10.1590/1982-43272354201306
  • Pereira, P. C., D’Affonseca, S. M., & Williams, L. C. A. (2013). A feasibility pilot intervention program to teach parenting skills to mothers of poly-victimized children. Journal of Family Violence28(1), 5–15. https://doi.org/10.1007/s10896-012-9490-9
  • Rios, K. de S. A., Williams, L. C. de A., Schelini, P. W., Bazon, M. R., & Piñón, E. A. (2013). Inventário de Potencial de Abuso Infantil – CAP: Evidências de validade e precisão. Avaliação Psicológica12(1), 51–60.
  • Stelko-Pereira, A. C., & Williams, L. C. de A. (2013). “Psiu, repara aí!”: Avaliação de fôlder para prevenção de violência escolar. Psico-USF18(2), 329–331. https://doi.org/10.1590/S1413-82712013000200016
  • Williams, L. C. A., & Stelko-Pereira, A. C. (2013). Let’s prevent school violence, not just bullying and peer victimization: A commentary on. Child Abuse & Neglect37(4), 235–236. https://doi.org/10.1016/j.chiabu.2012.10.006

2012

  • Costa, C. S. L. da, Williams, L. C. de A., & Cia, F. (2012). Intervenção com monitores de Organização Não-Governamental: Diminuindo problemas de comportamento em crianças. Psicologia: Reflexão e Crítica25(3), 411–421. https://doi.org/10.1590/S0102-79722012000300001
  • Santini, P. M. ; D'Affonseca, S. M.; Ormeño, G. I. R. &  Williams, L. C. A. (2012) . Violência Doméstica e Encarceramento: Um estudo de caso. Multiciência (ASSER),  11, 212-222.
  • Stelko Pereira, A. C., Williams, L. C. de A., & De Bem, F. P. (2012). Consentimento dos pais em pesquisas com escolares e a legislação brasileira. Interação em Psicologia16(1). https://doi.org/10.5380/psi.v16i1.20922
  • Stelko-Pereira, A. C., Santini, P. M., & Williams, L. C. de A. (2012). Um livro a se debater: Bullying: mentes perigosas nas escolas, de Ana Beatriz Barbosa Silva. Psicologia: teoria e prática14(1), 197–202.
  • Stelko-Pereira, A. C., Albuquerque, P. P. de, & Williams, L. C. de A. (2012). Percepção de alunos sobre a atuação de funcionários escolares em situações de violência. Revista Eletrônica de Educação6(2), 376–391.
  • Stelko-Pereira, A. C., & Williams, L. C. de A. (2012). Desenvolvimento de rede para enfrentar o bullying: Lições canadenses. Psicologia Escolar e Educacional16(2), 349–351. https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000200019

2011

  • D’Affonseca, S. M., & Williams, L. C. de A. (2011). Habilidades maternas de mulheres vítimas de violência doméstica: Uma revisão da literatura. Psicologia: Ciência e Profissão31(2), 236–251. https://doi.org/10.1590/S1414-98932011000200004
  • Padovani, R. da C., & Williams, L. C. de A. (2011). Estilo parental de origem e ansiedade em homens com histórico de agressão à parceira. Estudos de Psicologia (Natal)16(3), 263–269. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2011000300008
  • Santini, P. M. ; Williams, L. C. A. . (2011) O cinema como recurso para o estudo e prevenção da violência: Um olhar crítico para Elefante. Olhar (UFSCar), 24-25, p. 44-50.
  • Stelko-Pereira, Ana Carina, Santini, Paolla Magioni e Williams, Lucia Cavalcanti de Albuquerque (2011) Punição corporal aplicada por funcionários de duas escolas públicas brasileiras: prevalence in two public schools. Psicologia em Estudo.  16 ( 4), 581-591. .
  • Williams, L. C. de A., D’Affonseca, S. M., Correia, T. A., & Albuquerque, P. P. de. (2011). Efeitos a longo prazo de vitimização na escola. Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia4(2), 187–199.

2010

  • Comodo, C. N., Padovani, R. da C., & Williams, L. C. de A. (2010). Análise da violencia intrafamiliar no filme feios, sujos e malvados. Revista Mal Estar e Subjetividade10(4), 1397–1402.
  • Garcia, S. C., Brino, R. de F., & Williams, L. C. de A. (2009). Risco e resiliência em escolares: Um estudo comparativo com múltiplos instrumentos. Psicologia da Educação28, 23–50
  • Stelko-Pereira, A. C., & Williams, L. C. de A. (2010). Reflexões sobre o conceito de violência escolar e a busca por uma definição abrangente. Temas em Psicologia18(1), 45–55.
  • Stelko-Pereira, A. C., Williams, L. C. de A., & Freitas, L. C. (2010). Validade e consistência interna do Questionário de Investigação de Prevalência de Violência Escolar: Versão estudantes. Avaliação Psicológica9(3), 403–411.
  • Williams, L. C. de A., & Araújo, E. A. C. (2010). Um número especial da revista Temas em Psicologia para enfrentamento da violência. Temas em Psicologia18(1), 7–10.

2009

  • Gallo, A. E., & Williams, L. C. de A. (2009). Adolescentes em conflito com a lei: Uma comparação entre brasil e canadá. Revista da Faculdade de Direito UFPR49. https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v49i0.7254
  • Padovani, R. da C., Schelini, P. W., & Williams, L. C. de A. (2009). Inventário de Resolução de Problemas Sociais - Revisado: Evidências de validade e precisão. Avaliação Psicológica8(2), 267–276.
  • Pereira, A. C. S., & Williams, L. C. de A. (2017). Crianças invisíveis: Um filme sobre a violência em suas múltiplas formas. Psicologia Argumento27(56), 89–91.
  • Pereira, P.C.;  Santos,, A.B. & Williams, L.C.A.  (2009) Desempenho escolar da criança vitimizada encaminhada ao fórum judicial. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online]. 25 ( 1), 19-28
  • Salina-Brandão, A. & Williams, L.C.A. (2009) O abrigo como fator de risco ou proteção: avaliação institucional e indicadores de qualidade. Psicologia: Reflexão e Crítica [online]. 22 (3), 334-343.
  • Williams, L.C.A. (2009) Violência intrafamiliar e intimidação entre colegas no ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa [online]. v. 39, n. 138

2008

  • Barros, R. D. De ; Williams, L. C. A. ; Brino, Rachel De Faria (2008). Habilidades De Auto Proteção Acerca Do Abuso Sexual Em Mulheres Com Deficiência Mental. Revista Brasileira De Educação Especial, 14, P. 93-110.
  • Brino, R.F. & Williams, L. C. A. (2008) Professores Como Agentes De Prevenção Do Abuso Sexual Infantil. Educação E Realidade, 3, 209-229.
  • Cia, F., Pamplin, R. C. de O., & Williams, L. C. de A. (2008). O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares. Psicologia Em Estudo13(2), 351–360. https://doi.org/10.1590/S1413-73722008000200018
  • Gallo, A. E., & Williams, L. C. de A. (2008). A escola como fator de proteção à conduta infracional de adolescentes. Cadernos de Pesquisa38(133), 41–59. https://doi.org/10.1590/S0100-15742008000100003
  • Padovani, R.C. & Williams, L.C.A. (2008) Histórico de violência intrafamiliar em pacientes psiquiátricos. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 28 ( 3),  520-535. 
  • Pereira, P. C., & Williams, L. C. de A. (2008). A concepção de educadores sobre violência doméstica e desempenho escolar. Psicologia Escolar e Educacional12(1), 139–152. https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000100010
  • Pereira, P.C. & Williams, L.C.A. (2008) A concepção de educadores sobre violência doméstica e desempenho escolar. Psicologia Escolar e Educacional [online], (1). 139-152.
  • Rios, K. de S. A., & Williams, L. C. de A. (2008). Intervenção com famílias como estratégia de prevenção de problemas de comportamento em crianças: Uma revisão. Psicologia Em Estudo13(4), 799–806. https://doi.org/10.1590/S1413-73722008000400018
  •  Stelko-Pereira, A. C. ; Williams, L. C. A.  (2008) Os Alunos Vítimas E Autores Da Violência Escolar E A Responsabilidade Da Educação Especial. Revista De Psicologia : Teoria E Prática (Online), 11, 79-90.
  • Williams, L. C. de A., & Pereira, A. C. S. (2008). A Associação entre Violência Doméstica e Violência Escolar: Uma análise preliminar. Educação: Teoria e Prática18(30), 25–25.

2007

  • Maia, J.D.M. &  Williams, L. C. A. (2007)  Fatores De Risco E Proteção Ao Desenvolvimento Infantil: Uma Revisão De Área. Temas Em Psicologia (Ribeirão Preto), 13, 91-103.
  • Menegasso, L. R. ; Williams, L. C. A.& Aciole, G. G. (2007) Extensão No Âmbito Da Saúde: A Experiência Da Unidade-Escola Da Universidade Federal De São Carlos. Interagir (UERJ), 11, 115-120.
  • Prada, C. G., Williams, L. C. de A., & Weber, L. N. D. (2007). Abrigos para crianças vítimas de violência doméstica: Funcionamento relatado pelas crianças e pelos dirigentes. Psicologia: teoria e prática9(2), 14–25.
  • Prada, C. G., & Williams, L. C. de A. (2007). Efeitos de um Programa de Práticas Educativas para monitoras de um abrigo infantil. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva9(1). https://doi.org/10.31505/rbtcc.v9i1.146
  • Rios, K.S.A.  ; Williams, L. C. A. (2007) Gravidez Na Adolescia E Impacto No Desenvolvimento Infantil. Adolescência & Saúde (UERJ), 4, 6-11.

2006

  • Rodrigues, J.L.Brino, R.F. & Williams, L. C. A. (2006) Concepções de sexualidade entre adolescentes com e sem histórico de violência sexual. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 16 (34), 229-240,  https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200011
  • Williams, L. C. A. (2006) Book Review: Victimization: Maltreatment, Bullying And Dating Violence, Prevention And Intervention.. Child Abuse & Neglect , New Haven, CT EUA, V. 30, N.4, P. 437-440

2005

  • Cia, F. ; Williams, L. C. A. & Aiello, A.L.R. (2005)  Intervenção Focada Na Família: Um Estudo De Caso Com Mãe Adolescente E Criança De Risco. Revista Brasileira De Educação Especial, Marília, SP, 11 (1), 49-66
  • Cia, F., Williams, L. C. de A., & Aiello, A. L. R. (2005). Influências paternas no desenvolvimento infantil: Revisão da literatura. Psicologia Escolar e Educacional9(2), 225–233. https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000200005
  • Cortez, M.B.; Padovani, R.C. & Williams, L.C.A. (2005) Terapia de grupo cognitivo-comportamental com agressores conjugais. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. 22 (1)pp. 13-21.  https://doi.org/10.1590/S0103-166X2005000100003.
  • Gallo, Alex Eduardo, & Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. (2005). Adolescentes em conflito com a lei: uma revisão dos fatores de risco para a conduta infracional. Psicologia: teoria e prática7(1), 81-95. 
  • Maldonado, D.P.A. & Williams, L. C.A. (2005) O comportamento agressivo de crianças do sexo masculino na escola e sua relação com a violência doméstica. Psicologia em Estudo [online].  10(3 ), 353-362, https://doi.org/10.1590/S1413-73722005000300003.
  • Padovani, R. D. C., & Williams, L. C. de A. (2005). Proposta de intervenção com adolescentes em conflito com a lei: Um estudo de caso. Interação em Psicologia9(1). https://doi.org/10.5380/psi.v9i1.3291
  • Williams, L. C. A. &Pinheiro, F.M.F. (2005) Efeitos Da Denúncia Da Mulher Na Reincidência Da Violência Física Do Parceiro. Revista Brasileira De Ciências Criminais, Campinas, SP, V. 63, P. 309-332.
  • Williams, L. C. A.; Gallo, A.E. & Brino, R.F. (2005)   Pairing Research, Intervention And Policy: A Brazilian Research Laboratory For Violence Analysis And Prevention. Psychology International, EUA, 16 (2), 15-16

2004

  • Brancalhone, P. G., Fogo, J. C., & Williams, L. C. de A. (2004). Crianças expostas à violência conjugal: Avaliação do desempenho acadêmico. Psicologia: Teoria e Pesquisa20(2), 113–117. https://doi.org/10.1590/S0102-37722004000200003
  • Gravena, A. C., & Williams, L. C. de A. (2004). Intervenção com gestantes adolescentes de baixo poder aquisitivo: Prevenção de maus tratos e negligência. Temas desenvolv13(75), 14–20.

2003

  • Brino, R. de F., & Williams, L. C. de A. (2003). Concepções da professora acerca do abuso sexual infantil. Cadernos de Pesquisa119, 113–128. https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000200006
  • Brino, R. de F., & Williams, L. C. de A. (2003). Capacitação do educador acerca do abuso sexual infantil. Interação em Psicologia7(2). https://doi.org/10.5380/psi.v7i2.3218
  • Cassado, D.C.; GALLO, A. E. & WILLIAMS, L. C. A. (2003). Transtorno De Estresse Pós-Traumático Em Mulheres Vítimas De Violência Doméstica: Um Estudo Piloto. Perfil (Assis), Assis, SP, 15(1) 99-108.
  • D’Affonseca, S. M., Filho, S. R. P., & Williams, L. C. de A. (2016). Intervenção psicoterapêutica com famílias em situação de violência: Relato de atividade de extensão. Revista Brasileira de Extensão Universitária7(1), 43–49. https://doi.org/10.36661/2358-0399.2016v7i1.3062
  • Williams, L. C. A.(2003) Lições De Gravelina: Violência Fatal Contra A Mulher. Olhar (Ufscar), São Carlos, N.5-6, P. 124-133
  • Williams, L. C. A. (2003)Sobre Deficiência E Violência: Reflexões Para Uma Análise De Revisão De Área. Revista Brasileira De Educação Especial, Marília, 9 (2), 141-154.

2002

  • Hobles, Heloisa Stoppa M ; Williams, L. C. A. & Aiello, Ana Lúcia Rossito (2002) Intervenção breve no ambiente natural de uma criança especial com família de baixo poder aquitivivo. Temas Sobre Desenvolvimento, São Paulo, 11 (63), 52-57.
  • Padovani, R. da C., & Williams, L. C. de A. (2002). Intervenção psicoterapêutica com agressor conjugal: Um estudo de caso. Psicologia Em Estudo7(2), 13–17. https://doi.org/10.1590/S1413-73722002000200003

2000

  • Williams, L. C. de A., Gallo, A. E., Maldonado, D. A., Brino, R. de F., & Basso, A. F. T. (2000). Oficina de psicologia para policiais da delegacia da mulher: Um relato de experiencia. Psicol. teor. prát, 103–119.

1999

  • Williams, L CA (1999)A atuação do psicólogo em um mundo globalizado: a experiência de uma década de trabalho no Canadá. Psicologia: Ciência e Profissão [online].  19 ( 3). 32-39. https://doi.org/10.1590/S1414-98931999000300004.
  • Williams, L. C. A. (1999). A Vida É Bela Mesmo. Olhar (Ufscar), CECH/Ufscar - São Carlos, V. 1, P. 88-90,