Teses e dissertações

Dissertação de mestrado

  • Ricardo Pereira da Silva Oliveira. Alienação Parental: Revisão sistemática de estudos documentais e análise da aplicação do conceito em sentenças judiciais. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sabrina Mazo D'Affonseca.
  • Giselle Alejandra Pincheira Navarro. Nos reconhecendo: Histórias de mulheres sobre abuso sexual, relação com o corpo e sexualidade pós-evento traumático. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sabrina Mazo D'Affonseca.
  • Maria Alice Centanin Bertho. ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NA FAMÍLIA: A RELAÇÃO COM A DIVISÃO DE TAREFAS ENTRE CÔNJUGES E COM A PRESENÇA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sabrina Mazo D'Affonseca.
  • Mayara Zaqueo Diniz. Efeitos da Exposição a Violência entre Parceiros Íntimos em Crianças e Adolescentes. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Sabrina Mazo D'Affonseca.
  • Amanda Soares Dantas. INTERVENÇÃO BASEADA EM MINDUFNESS EM MULHERES COM HISTÓRICO DE VIOLÊNCIA. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sabrina Mazo D'Affonseca.
  • Alliny Tiemi Moia Otaguiri. ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO A CRIANÇAS EXPOSTAS A VIOLÊNCIA ENTRE PARCEIROS ÍNTIMOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sabrina Mazo D'Affonseca.
  • Viviane Dutra Gama. Revisão conceitual sobre alienação parental e comparação do conhecimento de profissionais e estudantes de psicologia. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Luísa de Medeiros Silva. Assédio sexual contra mulheres em transporte público: Das passageiras à empresa. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Ana Paula de M.A. Soares. Trauma Craniano Violento (TCV): investigação da relação entre o conhecimento de pais sobre o TCV, o potencial de abuso infantil e o status socioeconômico familiar.. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rachel de Faria Brino.

  • Jessica Elena Valle. Relações entre bullying e engajamento escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Sheila Maria Prado Soma. Contação de histórias como ferramenta para prevenção do Abuso Sexual Infantil. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Isa Maria de Souza Fernandes Ferrari. Percepção sobre o abuso sexual em deficientes intelectuais e crenças sobre sexualidade e deficiência em cuidadores: uma possível correlação. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Rachel de Faria Brino.

  • Jéssica de Assis Silva. ACT: Uma possibilidade de Prevenção Universal à Violência contra a criança. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Nahara Rodrigues Laterza Lopes. Avaliação de vídeo educativo sobre prevenção da Síndrome do Bebê Sacudido. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Mariana Simões Floria. Olhos abertos: A perspectiva de pais sobre bullying. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Rachel de Faria Brino.

  • Luciana Barbalho Pontes. Avaliação da eficácia de programa de capacitação parental universal (ACT) pelo uso da observação. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Chayene Hackbarth. AVALIAÇÃO DE CAPACITAÇÃO PARA INVESTIGAÇÃO DE ABUSO SEXUAL INFANTIL: VALIDAÇÃO DO PROTOCOLO NICHD. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Sidnei Rinaldo Priolo Filho. Consumo de álcool entre universitários: Histórico de violência como risco e religião como fator de proteção. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Patrícia Tonissi Migliato Nunes. A Violência contra a mulher e o atendimento prestado às vítimas: A perspectiva do policial civil. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Rachel de Faria Brino.
  • Daniella Simões Benetti. Adolescentes em situação de acolhimento institucional prolongado: Análise do processo de desligamento. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Rachel de Faria Brino.
  • Domitila Shizue Kawakami Gonzaga. Efeitos de uma intervenção precoce em pais gestantes acerca do desenvolvimento infantil e violência intrafamiliar. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Rachel de Faria Brino.
  • Leila Estevão da Silva Cacciacarro Lincoln. Estratégias de enfrentamento de mulheres vítimas de violência doméstica. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Rachel de Faria Brino.
  • Roselaine de Oliveira Giusto. Agentes comunitários de saúde e sua concepção de família e violência intrafamiliar. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Rachel de Faria Brino.
  • Paolla Magioni Santini. Eficácia de procedimentos para maximizar senso de bem-estar e competência parental a mulheres vitimizadas. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Thais Helena Bannwart. Avaliação de profissionais do Programa Saúde da Família para notificação de violência contra criança e adolescente: Um estudo de caso. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Ana Carina Stelko Pereira. Avalação de um programa para prevenir violência na escola. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Alessandra Salina. O abrigo como fator de risco e proteção: Indicadores e avaliação institucional. 2007. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Karyne de Souza Augusto Rios. Efeitos de um programa de prevenção de problemas de comportamento em crianças pré-escolares de famílias de baixa renda. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Paulo Celso Pereira. Violência doméstica e desempenho escolar: desafios para o Judiciário e para a Educação Especial. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Fernanda Martins França Pinheiro. Violência intrafamiliar e envolvimento em Bulling no ensino fundamental. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Gabriela Isabel Reyes Ormeño. Intervenção precoce com crianças agressivas: suporte à família e à escola. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Joviane Marcondelli Dias da Silva. Capacitação de conselheiros tutelares: inscturi para aprimorar. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Patrícia Georgia Brancalhone. Características do desenpenho acadêmico de crianças expostas à violência conjugal. 2003. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Daniela Patrícia Ado Maldonado. O comportamento agressivo de crianças do sexo masculino na escola e sua relação com violência doméstica. 2003. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Ricardo da Costa Padovani. Resolução de problemas com adolescentes em conflito com a Lei: Uma proposta de intervenção. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Rachel de Faria Brino. Capacitação do educador acerca do abuso sexual infantil.. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Giuliana Elisa dos Santos. Intervenção com famílias portadoras de necessidades especiais: O caso de pais agressores.. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.

Tese de doutorado

  • Luciana Barbalho Pontes. Programa ACT: Avaliação de uma intervenção com profissionais para prevenção universal da violência contra crianças. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rachel de Faria Brino.

  • Mariana Gomide Panosso. Elaboração e Avaliação da Eficiência e Eficácia de um programa de ensino para capacitar professores a avaliar e a intervir em situações de bullying escolar. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rachel de Faria Brino.

  • Chayene Hackbarth. Avaliação do Protocolo de Entrevista Investigativa NICHD em Contexto Análogo ao Forense. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Sheila Maria Prado Soma. O conceito de alienação parental na prática de profissionais forenses brasileiros. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Nahara Rodrigues Laterza Lopes. TRAUMA CRANIANO VIOLENTO PEDIÁTRICO: ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO E PREVENÇÃO. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Sidnei Rinaldo Priolo Filho. Avaliação de uma intervenção para prevenir violência no namoro. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Paolla Magioni Santini. Avaliação de programa de educação positiva co recursos tecnológicos com mães que agridem fisicamente. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Paloma Pegolo de Albuquerque. Trauma e Histórico de vitimização na escola: Um estudo retrospectivo com estudantes universitários. 2014. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Gabriela Reyes Ormeño. Rompendo a intergeracionalidade-violencia: Avaliação de um programa de prevenção com filhos de presidiárias. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Sabrina Mazo D'Affonseca. Habilidades maternas de mulheres vitimas de violencia domestica: um estudo observacional. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Ana Carina Stelko Pereira. Avaliação de um programa preventivo de violência escolar: planejamento, implantação e eficácia. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Paulo Celso Pereira. As vicissitudes de famílias que convivem com a violência: Um estudo longitudinal com intervenção. 2011. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
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  • Paolla Magioni Santini. Intervenção com mães denunciadas com maus tratos: Efeitos de recursos tecnologicos. 2011. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Karyne de Souza Augusto Rios. Estratégias de mensuração e ensino para intervenção com famílias e prevenção de problemas de comportamento. 2010. 0 f. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Joviane Dias Marcondelli Maia. Gravidez na adolescência: intergeracionalidade e intervenção com jovens casais. 2010. 0 f. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Carolina Severino Lopes da Costa. Intervenção com crianças escolares de baixa renda expostas à violência doméstica: impactos no desempenho acadêmico e problemas de comportamento. 2010. 0 f. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Silvana Canalhe Garcia. Fatores de risco e de resiliencia em escolares: Um estudo comparativo por meio de míltiplos instrumentos. 2008. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Ricardo Da Costa Padovani. Resolução de problemas sociais com adolescentes em conflito com a lei: Estratégia de mensuração e intrevenção. 2008. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Maria da Graça Saldanha Padilha. Prevenção primária de abuso sexual: Avaliação da eficácia de um programa com adolescentes e pré-adolescentes em ambiente escolar. 2007. 397 f. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Cynthia Granja Prada. Avaliação de um programa em práticas educativas para monitoras de um abrigo infantil. 2007. 241 f. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
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  • Alex Eduardo Gallo. Adolescentes em conflito com a Lei: perfil e intervenção. 2006. 0 f. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.
  • Rachel de Faria Brino. Professores como agentes de prevenção do abuso sexual infantil: avaliação de um programa de capacitação. 2006. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams.